Provisioning an OCI VM DB System

Neste artigo, vamos provisionar uma Virtual Machive do tipo DB System dentro do OCI. Na console, vamos no Menu principal e escolhemos a opção “Oracle Database”:

Do lado direito, as opções relacionados com esta categoria serão expostas. Vamos escolher a “Bare Metal, VM, and Exadata”:

Clicando em “Create DB System”:

Definindo o nome do DB-System, o seu Availability Domain e o tipo de Shape (Virtual):

No campo “Select a Shape”, podemos clicar no botão “Change Shape” para definir um template com mais ou menos recursos (no nosso caso, um shape menor por conta dos limites de recurso na conta):

Escolhendo o Shape “VM.Standard2.1”:

O próximo campo refere-se ao tipo de DB-System (Single ou RAC com 2 nodes), e no nosso caso, por conta do Shape escolhido, a opção do RAC não é exibida. Além disso, no campo de Edição do banco, vamos escolher “Enterprise Edition Extreme Performance”, para podermos explorar em outros artigos os recursos inclusos:

As próximas sessões correspondem ao tipo de gerenciamento de storage, e podemos criar um banco usando GRID, ou sendo criado em cima de File System tradicional (LVM, sendo montado no /u02). A segunda opção é mais fácil em termos de gerenciamento se comparado com o GRID, porém não conseguiríamos utilizar a ferramenta ZDM (Zero Data Migration) para migrar banco on-premises para OCI. Em relação a quantidade de storage, vamos manter o valor de 256GB:

Na sessão “Add SSH Keys”, vamos selecionar a opção “Paste SSH keys” e copiar o conteúdo do arquivo cortex.pub, criado NESTE artigo:

No campo sobre as licenças, selecionamos neste artigo a opção “BYOL”, mas logicamente isso pode mudar com o cenário de cada cliente. Os outros campos sobre VNC e Subnet podem ser preenchidos selecionando os recursos previamente criados. Clicando em Next:

Definindo nome do banco e clicando em “Change Database Image”:

Selecionando a versão do Banco (e até o seu nível de PSU). Vamos escolher a 12C, para simular o upgrade deste ambinete em artigos posteriores:

Após isso, definimos o nome do PDB, e a senha. Importante deixarmos o recurso de TDE habilitado para explorá-lo em mais detalhes posteriormente:

Selecionando o tipo de Workload e clicando em “Create DB System”:

Ambiente sendo provisionado:

Depois de pouco mais de uma hora, os recursos estão disponíveis:

Obs: Este procedimento foi criado pelo senhor Ahmed Baraka (www.ahmedbaraka.com) e foi apenas reproduzido por mim em um laboratório pessoal para fins de aprendizado.

Leave a Comment

Your email address will not be published.