O post de hoje, tecnicamente falando é algo simples, mas devido o contexto em que vivemos, é extremamente pertinente. Como todos sabem, um dos pilares da área de tecnologia é preservar também pela segurança do ambiente, e consequentemente, do seu cliente final. Desse modo, os grandes players que fornecem produtos e serviços para as companhias, tem a missão de encontrar possíveis vulnerabilidades, bugs, melhorias, e disponibilizar tudo isso de forma recorrente.
A Oracle, por sua vez, emite com certa periodicidade (a cada trimestre), um “pacote” com vários patches que são relacionados com tudo o que foi citado acima, visando principalmente preservar seu produto no quesito segurança.
Indo pra a parte prática, tenho intenção de mostrar como encontrar o último PSU para um ambiente 12.2.0.1. Para este exemplo, buscarei a emissão realizada em Janeiro de 2020.
No MOS, buscar pelo seguinte nome: “Patch Set Update JAN20”:
Encontramos o Oracle Note “Patch Set Updates for Oracle Products (Doc ID 854428.1)”.
Ao explorar esta nota, chegamos em um ponto onde clicamos em “Patch Set Update Availability”, e, em meu caso, vou baixar um PSU do Oracle Database:
Depois disso, somos direcionados para a seguinte nota: “Master Note for Database Proactive Patch Program (Doc ID 756671.1)”.
No item 4.0, temos a disposição todos os PSU’s separados em cada versão de database:
No meu caso, a versão que busco é a 12.2.0.1.
Ao clicar no Patch em questão (neste caso, para o GRID), somos direcionados para a tela de escolha do pacote de acordo com nosso sistema operacional. No meu caso, Linux 64 bits:
Basta fazer o download, ler com atenção o read.me, aplicar o PSU (mostrarei em outro post), e deixar o seu ambiente com o que há de mais indicado pela Oracle em termos de segurança.